O que é mergulho profissional?
A palavra “profissional” geralmente causa confusão entre aqueles que estão começando a conhecer o universo do mergulho. Esse termo, em geral, passa a ideia de que é profissional todo aquele que trabalha com o mergulho ― mas não é bem assim. É preciso distinguir o mergulhador profissional e o profissional de mergulho.
Um mergulhador profissional tem preparo e formação para exercer um tipo de mergulho, que, por vezes, é chamado de “comercial“. Essa atividade acontece no contexto de outras áreas, como por exemplo no reparo de estruturas de navios e em plataformas de petróleo.
Assim, o mergulho profissional geralmente envolve trabalho braçal e com ferramentas pesadas, razão pela qual exige bastante aptidão física. Além disso, são necessárias certificações específicas para fazer esse tipo de mergulho. Para começar, existem dois tipos de mergulhadores profissionais: o raso e o profundo.

Mergulhador comercial trabalhando em altas profundidades. Exemplo de mergulho profissional.
A certificação para mergulho raso qualifica para o exercício de mergulhos de até 50 metros e só é oferecida pela TECHNODIVER.
Já o mergulho profundo pode ultrapassar 300 metros de profundidade e exige outras certificações, de reconhecimento internacional, e dois anos de experiência com mergulho profissional raso. Além dos cursos, são necessárias formações específicas para as áreas de atividade que o mergulhador desempenha, como, por exemplo, corte e solda subaquática, montagem e manutenção de estruturas, operação de câmaras hiperbáricas, entre outros.
Por fim, existem também os profissionais de mergulho. Estes, no entanto, não estão habilitados para a prática do mergulho profissional, mas para a do mergulho recreativo ― como é o caso de divemasters e instrutores de mergulho. Essa especialidade exige outras certificações, que são mais simples de modo geral.
|